quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Copa do Mundo X Ordem e Progresso

Daqui três anos será realizada no Brasil a tão esperada Copa do Mundo, organizada pela FIFA.
É evidente a alegria que o evento causará no coração daqueles que levam a paixão pelo futebol, assim como também irá proporcionar melhores condições financeiras para empregados, desempregados e empregadores, além de levar o nome do nosso país para diversas nações, afinal, estamos falando de um dos maiores eventos esportivos do planeta, se não o maior.
É claro que devemos ter amor a nossa pátria, porém, será que a Copa do Mundo é realmente tão boa quanto estamos pensando?
 Cá entre nós que aqueles políticos mal intencionados (que o próprio povo colocou no poder) estão pulando de alegria, por este ser um meio de desviarem dinheiro que devia ser destinado as obras de infra-estrutura dos estádios e cidades sedes da Copa; e quanto está sendo gasto do nosso dinheiro para que o Brasil seja o centro do mundo durante aproximadamente um mês, sendo que quando a competição futebolística  acabar vai levar consigo praticamente todos os empregos que trouxe, e provavelmente nosso país cairá no esquecimento dos estrangeiros depois de um tempo.  Será que neste país tudo caminha perfeitamente bem, e não existem outras prioridades?
Amor a pátria também é tomar uma atitude com relação a educação no país, onde em muitos lugares o espaço físico da escola estão defasados tanto quanto a qualidade de educação, só na região norte existem 36% de escolas nesta situação. E o que dizer da saúde pública? Filas, burocracia, falta de leitos e equipamentos, negligência médica, mortes, desrespeito para com a população, entre muitas outras coisas que fazem o cidadão de baixa renda fazer um esforço danado para conseguir pagar uma consulta particular. E creio que nem preciso citar sobre o transporte público.
Quem sabe Walter Benjamin – um dos filósofos mais significativos da modernidade - não tinha razão quando disse: “A humanidade que, outrora, com Homero, fora objeto de contemplação pelos deuses do Olimpo, o é agora para si mesma. A alienação de si mesma atingiu um grau que lhe faz viver a sua própria destruição como uma sensação estética de primeira ordem.” ?
A questão é: Até onde a Copa do Mundo é boa para os brasileiros? Será que não estamos dando importância demais para coisas que na verdade não nos fazem falta e deixando de lado aquelas que são essências para o desenvolvimento do nosso país? Vale pensar.


Bruna Saturnina

Nenhum comentário:

Postar um comentário